Série: “Respostas para grandes problemas da vida” Estudo Bíblico #7 – Como posso resolver meus problemas?

Posted Postado por Primeira IPI em Estudos     Comments 1 comentário Visualizações (2.294)
dez
15

A temporada de estudos está chegando ao fim. Na próxima semana, estaremos encerrando a série: “Respostas para os grandes problemas da vida”. Contudo, ainda temos tempo de recapitular o último encontro (“Como posso viver uma vida abundante?”). O propósito do estudo foi despertar o “gigante adormecido” que vive em nós, nos conduzindo a uma vida de excelência e ousadia. Por vezes, culpamos a Deus por aquilo que nos acontece de ruim. Contudo, nos esquecemos de que Deus está do nosso lado. Ele não nos criou e então, nos entregou ao acaso, a fatalidade. Se isso fosse verdade, porque todos os homens não vivem assim? Concluímos então, que existe um interesse profundo de Deus em nos ver caminhando de forma alegre e bem-sucedida.

Neste penúltimo estudo, teremos como foco o tema: “Como posso resolver meus problemas?” Talvez, essa seja uma pergunta que faça parte muito do nosso dia-a-dia. Isto porque, todos enfrentam problemas e dificuldades. Enquanto alguns enfrentam dificuldades com relação a enfermidades; outros, as dificuldades são familiares. E, na sua maioria, muitos enfrentam problemas financeiros. Certa vez, numa conversa franca com seus discípulos, Jesus disse o seguinte: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!” (João 16.33).

Certo é, nada acontece por acaso. Todas as coisas que nos ocorrem, assim acontecem, para um fim e propósitos. Sejam situações boas ou más; experiências alegres ou tristes; momentos de festa ou morte. Todos os problemas que chegam trazem uma razão de ser. Isto porque, a vida humana não furto meramente do destino. Sendo assim, precisamos estar prontos para apreender que razões e lições vamos apreender. Uma boa postura que temos diante da vida, é sem dúvida nenhuma, a de alunos.

O personagem central do estudo é o rei Josafá. O rei Josafá enfrentou uma fortíssima oposição. Na verdade, ele não enfrentou um problema, mas 3 e ao mesmo tempo. Se um problema já difícil, imagine 3 situações adversas e num só instante. A história de Josafá nos ajuda a compreender que por vezes somos intimados pelos problemas. Uma avalanche de problemas. Quando menos esperamos, somos surpreendidos pelas circunstâncias contrárias, que “pipocam” todos ao mesmo tempo. Não dando espaço para “respirarmos”. Vejamos como Josafá conseguir resolver seus problemas…

Quem foi Josafá? Reinou durante 25 anos em todo Judá. Era filho de Asa e Azuba. Em sua administração fora fiel a Deus e fora bem sucedido, porque buscara o seu Deus e andou em seus caminhos, estabeleceu um reino de paz e prosperidade. Apesar de ter sido um bom governante, enfrentou forte oposição de nações inimigas.  Assim, a conhecida história de Josafá descreve uma batalha épica de Israel. Josafá, ficou sabendo por um amigo que 3 nações inimigas estavam vindo contra ele, com   objetivo de atacá-lo. As perspectivas não eram muito boas, pois eram 3 nações (moabitas, amonitas e meunitas) contra uma (Israel). Vejamos a história bíblica:

Texto bíblico: 2º Crônicas 20.1-12

Contexto e explicação:

Em uma época de corrupção, o governo de Josafá fora um exemplo. É diante deste ambiente, que Josafá enfrenta o maior desafio de seu governo. Não apenas 1 mais 3 nações se voltam contra seu país. Humanamente falando, não há condições de Josafá enfrentar 3 inimigos de uma vez só.

Esta situação de Josafá é um belo exemplo de como, em alguns momentos se levantam contra nós dificuldades as mais variadas. É natural que diante dos problemas fiquemos alarmados, espantados. Assim ficou Josafá. Até então, seu reinado foi um governo de acertos. O povo que estava distante de Deus, por meio de Josafá, o povo encontra-se mais próximo.

Portanto, temos em Josafá um ótimo exemplo de como podemos enfrentar situações além de nossas forças. Maiores que nossa capacidade de superar. Como Josafá enfrentou o maior desafio de sua vida?

1- Identifique o inimigo

O versículo 1 mostra-nos que o primeiro princípio para vencer as batalhas da vida é o de identificar o inimigo.  Esse princípio pode parecer um tanto quanto óbvio, mas, na verdade, não é. Muitas pessoas simplesmente não sabem quem é o inimigo. Geralmente pensamos que o inimigo é alguma pessoa que está tentando roubar nosso emprego, ou alguém em nossa família. Muitas vezes, porém, o inimigo é nossa reação à situação. Antes de começarmos a vencer nossas batalhas pessoais precisamos identificar precisa e honestamente quem é nosso adversário.

Observe como Josafá reagiu (verso 3) quando soube que essas três nações estavam vindo contra ele: ele ficou alarmado. Esta é a reação típica de todos nós. Quando encontramos um problema, dizemos: “O que vai acontecer comigo? Estou ficando com medo!” Essa é uma reação natural aos problemas e não está necessariamente errado sentir medo, a não ser que lidemos com ele da maneira errada. Se usarmos o medo para nos motivar a vencer o problema, está tudo bem. No entanto, se ficarmos desanimados e desistirmos, ou ainda, se ficarmos bravos com Deus e questionarmos “Por que eu?”, o medo certamente irá nos derrotar.

2- Leve ao Senhor

Josafá ficou com medo porque estava enfrentando uma situação aparentemente sem esperança. O que ele fez? Josafá proclamou um jejum e reuniu todo o povo para buscar a ajuda do senhor (versos 3 e 4). As pessoas vieram de todas as cidades de Judá para buscar o Senhor. O segundo princípio para vencer as batalhas da vida consiste em levar os problemas ao Senhor. A oração deveria ser a primeira arma usada quando enfrentamos dificuldades na vida e não a última.

Geralmente a última coisa que tentamos é a oração, pois queremos resolver tudo sozinhos. Lembre-se de que Jesus enfrentou grandes batalhas durante sua vida, e ele também orou em todo o tempo.

Josafá, de fato, orou: “Deus, eu sei que me ajudaste no passado. Sei que podes ajudar-me no futuro. Então, por favor, ajuda-nos agora” (2º Crônicas 20.6-11). E ele continuou: “Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti” (2º Crônicas 20.12).

3- Descanse na fé

Observe como deus respondeu à oração de Josafá: “Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o SENHOR: ´Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.´” (2º Crônicas 20.15). O terceiro princípio para vencermos as lutas consiste em descansarmos na fé. Muitos cristãos hoje em dia estão totalmente exaustos porque tentam lutar nas batalhas de deus, com sua própria força. Quando tentamos lutar com nosso poder, podemos estar certos de que seremos derrotados.

Logo depois de nos tornamos cristão, temos a tendência de pensar: “Deus, você não sabe que negócio você fez quando me salvou. Vou fazer algo pelo teu Reino. Vou sair e conquistar o mundo e realmente colaborar na sua obra.” Então, trabalhamos duro e, por fim, voltamos rastejando, dizendo: “Senhor, sei que te decepcionei. Sinto muito. Eu te desapontei”.

Mas Deus responde: “Não, você não me desapontou porque você não estava sustentando-me”. Nós não sustentamos Deus; é Ele que no sustenta. Não temos Deus em nossas mãos; estamos nas mãos dEle. Enquanto nos encontramos agitados e preocupados com os problemas que nos acontecem, Deus está tentando dizer-nos: “Descanse na fé e deixe-me trabalhar por você”.

Por 2 vezes nesta passagem (2º Crônicas 20.15-17), Deus instruiu Josafá para que não temesse. O rei que tinha todas as razões do mundo para temer – afinal, eram 3 contra 1 – , mas Deus disse: “Não tenha medo”. Por quê? Porque Deus prometeu que lutaria com eles. Alguma vez deus perdeu uma batalha? Não. Nem uma única vez. Deus é fiel. Podemos confiar nEle, nunca vai nos deixar. A sua Palavra nos é a garantia de que Deus cumprira todas as suas promessas. Por isso, então, precisamos ouvir, estudar e guardar a Palavra de Deus no nosso coração. Amém….

1 comentário para “Série: “Respostas para grandes problemas da vida” Estudo Bíblico #7 – Como posso resolver meus problemas?”

  • muito lindo.

Comentários

*

ATIVIDADES

DOMINGOS
09h00 | Escola Bíblica Dominical
19h30 | Celebração

TERÇAS-FEIRAS
20h00 | Rede de Relacionamentos

QUARTAS-FEIRAS
20h00 | Noite da Esperança

SABADOS
14h00 | Rede King's Kids - Discipulado e oficinas
20h00 | Connect

VISITE

  • IPI do Brasil

Estatisticas de acesso

Visits today: 4

Buscar